A Fundação para Direitos Humanos em Cuba, uma organização não governamental (ONG), fez uma denúncia sobre a participação do regime castrista no envio de jovens para combater ao lado da Rússia na guerra da Ucrânia.
Hugo Achá, diretor de pesquisa da ONG, afirmou que novas evidências apresentadas deixam claro que há pessoal militar cubano atuando dentro dos territórios ocupados na Ucrânia. Essa constatação levanta preocupações e questionamentos sobre o envolvimento do regime de Cuba nesse conflito internacional.
— Dezenas de milhares de jovens cubanos mortos, feridos, mutilados e desaparecidos são somente uma fonte de lucro para o regime. Será válido trocar as vidas humanas da juventude cubana pelo lucro? — questionou Achá em vídeo publicado no Twitter.
Segundo ele, Cuba é um dos aliados transatlânticos mais relevantes para o governo de Vladimir Putin no que diz respeito à agressão à Ucrânia.
— Com novas evidências apresentadas, fica claro que existe pessoal militar [cubano] operando dentro dos territórios ocupados na Ucrânia — reiterou o diretor.