O coronavírus chegou à Antártida.
O continente era o único livre da Covid-19. Sendo assim, os casos do vírus chinês já foram registrados em todos os seis continentes do globo terrestre.
A informação foi anunciada e confirmada pelos militares do Chile.
Vale frisar que a população chilena é a sexta mais afetada da América Latina, ultrapassando 500 mil casos confirmados da doença.
Segundo os militares, as autoridades de saúde e do Exército realizaram todos os esforços imediatos para conter o surto e estabeleceram quarentena à equipe de uma estação de pesquisa remota que está cercada pelo oceano e icebergs.
As Forças Armadas chilenas apontaram que cerca de 36 pessoas foram infectadas na base Bernardo O’Higgins. Entre eles, 26 funcionários e 10 prestadores de serviço civis.
Houve diversas medidas para manter o vírus à distância. Cancelaram o turismo, reduziram atividades. De acordo com a Agência Antártica Britânica, cerca de mil pessoas de 38 estações espalhadas pelo continente gelado atravessaram o inverno do hemisfério sul sem incidentes. Contudo, um aumento de viagens para a região intensificaram o risco de infecções.
A equipe “já está devidamente isolado e monitorado constantemente”, informou o Exército, frisando que ainda não há nenhum relato de pessoas em estado grave.