Os Estados Unidos, por meio da Central de Controle de Doenças (CDC) e o Departamento de Saúde, ampliaram nesta quarta-feira (29) o número de aeroportos que checam por sintomas do coronavírus em passageiros vindos da China.
Até então somente 5 aeroportos estavam realizando a verificação, agora serão 20, segundo o comunicado do governo americano.
São eles:
- Los Angeles International
- San Francisco International
- Chicago O’Hare
- New York JFK
- Atlanta Hartsfield-Jackson International
- Houston George Bush International
- Dallas-Fort Worth International
- San Diego International
- Seattle-Tacoma International
- Honolulu International
- Anchorage Ted Stevens International
- Minneapolis-St. Paul International
- Detroit Metropolitan
- Miami International
- Washington Dulles International
- Philadelphia International
- Newark Liberty International
- Boston Logan International
- El Paso International
- Puerto Rico’s San Juan Airport
Com a ampliação da checagem, o vice-presidente Mike Pence disse que 90% dos passageiros vindos da China serão examinados por agentes americanos.
Os passageiros também serão obrigados a preencher um formulário com informações sobre a viagem, possíveis sintomas e dados de contato.
Vôos para a China são suspensos
Ontem a companhia aérea americana United Airlines anunciou a suspensão de 24 vôos para a China e hoje foi a vez de outras empresas anunciarem a suspensão de vôos.
A Delta, que opera 42 vôos semanais entre os EUA e China, anunciou o corte de 21 vôos, quase a metade de sua operação. Segundo a companhia a razão da redução é a mesma da United: falta de demanda devido ao perigo crescente do coronavírus.
American Airlines, Air Canada, Air India, Asiana Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Lufthansa, JAL, Korea Air, e diversas outras companhias aéreas anunciam a todo instante a suspensão de vôos para parte ou toda a China.
Número de mortos e infectados não pára de subir
Apesar da maior parte dos casos estar concentrada na China, o temor pela doença cresce em todo o mundo na mesma velocidade de novos infectados e mortos pelo coronavírus. Até a publicação desta matéria o número de infectados passava de 7 mil; 170 mortos; 17 países afetados; e 1,220 pessoas em estado grave.