Nesta última sexta-feira (19), a Coreia do Norte conduziu um “teste muito grande” de ogiva de míssil de cruzeiro e lançou seu novo míssil antiaéreo no Mar Ocidental da Coreia, de acordo com informações da agência de notícias estatal norte-coreana, KCNA.
A ogiva foi designada para o míssil de cruzeiro estratégico “Hwasal-1 Ra-3”, conforme relatado pela KCNA, citando a Administração de Mísseis da República Popular Democrática da Coreia (RPDC). O novo míssil antiaéreo foi identificado como “Pyoljji-1-2”.
Segundo a nota oficial da agência, “ambos os testes fazem parte das atividades regulares da administração e dos institutos de ciências de defesa afiliados, visando o rápido desenvolvimento de tecnologias em vários aspectos, como desempenho tático e técnico, e operação de sistemas de armas de novos tipos”.
A KCNA também esclareceu que essas ações não estão relacionadas com a situação regional. Há suspeitas de que o míssil de cruzeiro estratégico da Coreia do Norte possa ter sido projetado para transportar uma ogiva nuclear. Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, que frequentemente reportam grandes testes de mísseis realizados pela Coreia do Norte, ainda não mencionaram esse lançamento.