Inesperadamente, a Coreia do Norte retirou o seu pessoal, do escritório de ligação com a Coreia do Sul.
O escritório, localizado na vila fronteiriça norte-coreana de Kaesong, foi inaugurado em setembro de 2018, para facilitar as negociações entre os países.
Ainda não foi esclarecido o real motivo da retirada norte-coreana.
Também é desconhecido se é uma medida temporária ou permanente.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap, relata que autoridades norte-coreanas do local disseram ter recebido instruções do alto escalão.
As autoridades norte-coreanas também disseram não se importar, se a Coreia do Sul escolherá se retirar ou permanecer no escritório de ligação.
Os sul-coreanos lamentam a decisão e dizem que esperam que as atividades voltem à normalidade em breve, disse Chun Hae-Sung, representante sul-coreano, ao anunciar a decisão da Coreia do Norte.
Escritório de ligação
A abertura do escritório de ligação, foi uma espécie de “embaixada informal”, que marcou um novo passo na reconciliação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que durante anos, se comunicaram apenas através de uma linha telefônica especial e com faxes.
O escritório foi o resultado do encontro histórico entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in, em abril de 2018.
Especulações
A comunidade internacional acredita, que há uma possibilidade de a decisão norte-coreana estar relacionada com a reunião fracassada com os Estados Unidos no Vietnã, no mês passado. Pois, nenhum acordo foi feito sobre desnuclearização, como esperado, e os embargos econômicos foram ainda mais enrijecidos contra a Coreia do Norte.