A ala conservadora da CDU/CSU pressiona pela renúncia de Angela Merkel citando o iminente colapso iminente da Grande Coalizão com os social-democratas (SPD).
Alexander Mitsch, líder do grupo conservador dentro da União, pede abertamente a Merkel que renuncie à sua posição em favor do recém-eleito líder da CDU Annegret Kramp-Karrenbauer.
“Seria do melhor interesse da União se a Sra. Merkel entregasse o controle a Annegret Kramp-Karrenbauer o mais rápido possível, de maneira ordenada“, disse.
O líder da CDU poderia então iniciar a mudança política para a migração e as políticas econômicas necessárias pela Alemanha, de acordo com ele. Ele acredita que após as eleições estaduais no leste, em que o SPD está projetado ter um desempenho fraco, ocorrerá uma saída da Grande Coalizão por eles.
Para se preparar para esse cenário, a Mitsch quer que a CDU seja pró-ativa na solicitação de uma mudança na chancelaria.
Na sexta-feira, vários políticos do SPD ameaçaram sair da coalizão se houvesse uma tentativa de substituir Merkel por Kramp-Karrenbauer.
Hoje, 14, os líderes dos dois partidos se reunirão novamente em um comitê de coalizão.