O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, admitiu que “estragou tudo” no primeiro debate das eleições presidenciais deste ano. Enfrentando o ex-presidente Donald Trump em 27 de junho, Biden chamou a atenção por gaguejar, parecer perdido e ter dificuldade para finalizar frases em diversos momentos.
“Eu tive uma noite ruim. E a verdade é que eu estraguei tudo. Cometi um erro”, disse Biden ao programa “The Earl Ingram Show” da rádio norte-americana “Civic Media”. A entrevista com Biden ainda não está disponível, mas a declaração foi compartilhada por Earl Ingram ao jornal “Milwaukee Journal Sentinel”. A gravação vai ao ar nesta quarta-feira (4).
Na entrevista, Biden tentou minimizar a má performance. “Esses foram 90 minutos no palco. Olha o que eu tenho feito em 3 anos e meio”, afirmou.
Na quarta-feira (3), a Casa Branca declarou que o presidente Joe Biden não desistirá da corrida presidencial. A porta-voz Karine Jean-Pierre afirmou a jornalistas que Biden “definitivamente” não está considerando se retirar da campanha.
Logo após o debate, integrantes do Partido Democrata discutiram abertamente a possibilidade de substituir Biden por um candidato mais jovem. Entre os nomes considerados estão a vice-presidente Kamala Harris, a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, e o governador da Califórnia, Gavin Newsom.
No entanto, pesquisas indicam que essas alternativas não conseguiriam vencer Donald Trump. Kamala Harris, a substituta com melhor desempenho, alcança 45% das intenções de voto, a mesma taxa de Biden, segundo um levantamento do think tank Data for Progress realizado um dia após o debate.