A China está agindo como um valentão de escola em relação a países menores. A afirmação é do secretário da Defesa das Filipinas, que concedeu uma entrevista à CNN nesta sexta-feira (29).
Ele fez um alerta ao seu país e ao restante do mundo sobre a expansão territorial do país comunista no Mar do Sul da China, comparando a atitude chinesa a um valentão de escola.
O secretário Gilberto Teodoro Jr. afirmou que essa situação representa um claro caso de intimidação e acrescentou que “não se trata apenas de pegar o dinheiro do lanche, mas sim de roubar a lancheira, a cadeira e até a matrícula na escola”.
As Filipinas têm tomado medidas cada vez mais assertivas para proteger suas reivindicações sobre cardumes no Mar do Sul da China, o que resultou em mais de um mês de tensões marítimas.
Embora as tensões entre China e Filipinas em relação a essa área altamente contestada e estratégica já existam há anos, os confrontos recentes aumentaram durante o verão, aumentando o temor regional de que um erro ou má interpretação no mar possa desencadear um conflito mais amplo, possivelmente envolvendo os Estados Unidos.
A região é vista como um potencial ponto de conflito global, e os recentes confrontos têm preocupado observadores ocidentais quanto à possibilidade de evoluírem para um incidente internacional, especialmente se a China, uma potência global, decidir agir com mais força contra as Filipinas, que são um aliado do tratado dos EUA.