O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta sexta-feira (5) que as autoridades do Japão estão “se comportando muito mal” com as recentes declarações sobre as tensões no Estreito de Taiwan.
A declaração ocorre dois dias depois que a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, fez uma visita à ilha, mesmo diante das ameaças de Pequim.
“Seus líderes recentemente se comportaram muito mal sobre a questão de Taiwan. O Japão tem uma séria responsabilidade histórica na questão de Taiwan, e não está qualificado para dizer nada à China sobre a questão de Taiwan”, declarou a porta-voz chinês Hua Chunying.
As duras manifestações do regime comunista vêm após os ministros de Relações Exteriores dos países do G7 – incluindo o Japão – terem feito um pedido à China para que resolva a tensão de maneira pacífica.
A fala levou o governo de Xi Jinping a cancelar uma reunião planejada entre a diplomacia da China e do Japão às vésperas dos eventos da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) no Camboja.