O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, fez declarações nesta sexta-feira (5) criticando o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sugerindo que o petista deveria ter conhecimentos básicos de matemática antes de assumir o cargo máximo do Executivo.
Na última quarta (3), durante um discurso, Lula afirmou que 12,3 milhões de crianças foram mortas por bombardeios na Faixa de Gaza. No entanto, esse número não corresponde nem de perto à realidade e há uma divergência gigantesca entre os relatos da Palestina e de Israel.
Katz ironizou a fala de Lula, sugerindo que deveria existir uma lei que exigisse princípios básicos de contagem. “Deveria haver uma lei que obrigasse toda pessoa que deseja se tornar presidente a aprender a contar”, escreveu ele no X, antigo Twitter.
As relações entre Israel e Brasil têm sido tensas, especialmente após as falas do presidente brasileiro comparando a morte de palestinos ao genocídio de judeus perpetrado por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Como resultado, Israel Katz se tornou um dos críticos mais contundentes de Lula dentro do governo israelense.