A Casa Branca anunciou nesta última quinta-feira (10) que articula um encontro presencial entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva (PT). A informação foi dada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan.
Segundo ele, o governo americano está em contato com a equipe do petista para agendar uma reunião entre os dois. Em uma declaração a repórteres, Sullivan declarou que é esperado um “engajamento cara a cara” entre o líder da Casa Branca e o futuro chefe do Palácio do Planalto.
Um dos temas abordados na conversa será a Amazônia, disse o assessor, garantindo que Biden tem interesse em ajudar na proteção da floresta com assistência técnica e financeira.
“E assim, ele [Biden] vai procurar uma oportunidade antecipada para se sentar com o novo presidente [Lula], que expressou um compromisso real e motivação para proteger a Amazônia, e falar sobre uma variedade de formas de assistência que podemos dar -não apenas assistência técnica, mas também ajuda financeira”, afirmou Sullivan. “Isso é algo que o presidente Biden vê como uma prioridade real”, acrescentou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.