O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou quarta-feira (4) estado de emergência devido ao coronavírus no estado, que agora tem 53 casos confirmados.
No início da quarta-feira, as autoridades de saúde anunciaram a primeira morte na Califórnia pelo vírus, uma pessoa idosa com condições de saúde subjacentes. Foi a primeira fatalidade de coronavírus nos Estados Unidos fora do estado de Washington, onde 10 morreram.
Novas mortes por coronavírus nos EUA
O número de mortos nos Estados Unidos pelo novo coronavírus subiu para 11 na quarta-feira, com os parlamentares do Congresso concordando em fornecer mais de US $ 8 bilhões para combater a doença que se espalha rapidamente.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou uma emergência ao denunciar a primeira fatalidade do estado pela doença COVID-19 – uma pessoa idosa que viajou para o México – enquanto autoridades de saúde do estado de Washington disseram que uma décima pessoa morreu ali.
“O Estado da Califórnia está implantando todos as medidas do governo para ajudar a identificar casos e retardar a disseminação desse coronavírus”, disse Newsom a repórteres.
“Esta proclamação de emergência ajudará o estado a preparar ainda mais nossas comunidades e nosso sistema de saúde, caso se espalhe mais amplamente.”
No início do dia, as autoridades do condado de Los Angeles relataram 6 novos casos na metrópole da costa oeste americana, enquanto o número de casos confirmados no estado de Nova York subiu para 11.
Um dos casos de Los Angeles diz respeito a um médico legista no aeroporto internacional da cidade, que verifica os sintomas dos viajantes estrangeiros.
O Departamento de Segurança Interna disse que o médico estava em quarentena em casa, juntamente aos membros de sua família e apresentava sintomas leves.
O último turno do médico no aeroporto foi em 21 de fevereiro e os sintomas começaram em 29 de fevereiro, informou um comunicado.
“Fomos informados de que o indivíduo usava todo o equipamento de proteção correto e tomou as proteções necessárias no trabalho”, afirmou o comunicado do Departamento de Segurança.
Em todo o país, 159 pessoas foram infectadas até agora, com o vírus detectado em mais de uma dúzia de estados. A maioria das mortes ocorreu no estado de Washington, incluindo os residentes de um asilo de idosos.
Enquanto isso, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que republicanos e democratas chegaram a um acordo para financiar a resposta ao surto no valor de US $ 8,3 bilhões. A Câmara dos Deputados aprovou a medida e o Senado deve votar nesta quinta-feira (5).
O vice-presidente Mike Pence, que é o líder da Casa Branca na crise, disse a repórteres que viajaria para Minnesota nesta quinta-feira para visitar uma fábrica da 3M que fabrica equipamentos de proteção individual, incluindo máscaras.
Ele visitará o estado de Washington e se encontrará com o governador Jay Inslee para analisar os esforços de contenção na área de Seattle.