O governo brasileiro enviou à Venezuela o diplomata Flávio Macieira.
A medida é o primeiro passo para reabertura da embaixada e normalização das relações bilaterais.
Macieira já está em solo venezuelano e será o encarregado de negócios da embaixada, visando abrir caminho em torno da reabertura do posto e a chegada de um novo embaixador.
A embaixada brasileira em Caracas estava fechada desde 2020, quando o então governo de Jair Bolsonaro, do PL, decidiu romper as relações diplomáticas com o país vizinho, reconhecendo Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela, como mandatário legítimo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda durante o período de transição, garantiu a reabertura da embaixada em Caracas, além da total normalização das relações com o país.
Na próxima semana, Maduro e Lula terão devem estar juntos durante a Cúpula de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, na Argentina.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.