O Brasil e os Estados Unidos fecharam um grande pacote comercial.
As medidas, já anunciadas, visam facilitar o comércio entre os países, desburocratizar a regulação e reduzir a corrupção.
A parceria entre as duas nações foi muito bem recebida pelo setor privado.
Donald Trump e Jair Bolsonaro esperam que esse pacote seja um passo para firmes acordos de livre comércio.
“Temos hoje um anúncio padrão ouro, muito moderno no comércio. É um sinal muito positivo para um acordo mais amplo entre EUA e Brasil e que, em última instância, pode levar a acordo de livre comércio entre os dois países. Queremos fazer isso passo a passo, ter certeza de que o acordo é ótimo para o Brasil e ótimo para os Estados Unidos”, disse o conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, Robert O’Brien.
“A assinatura do pacote comercial insere-se em contexto mais amplo da política de comércio exterior brasileira, cujo principal objetivo tem sido o de criar ambiente econômico favorável aos negócios e à reinserção competitiva do Brasil na economia internacional. Pretende-se que o pacote forme a base de um amplo acordo comercial a ser futuramente negociado entre as duas maiores economias do continente americano”, declararam os ministérios das Relações Exteriores e da Economia, em nota conjunta.