Na Bolívia, manifestantes bloquearam as rodovias de Santa Cruz em protesto contra a prisão do governador conservador Luís Camacho. O grupo ameaça impedir o transporte de grãos e alimentos e a região está em seu sétimo dia de manifestações.
Camacho foi detido na semana passada, acusado de organizar atos contra o atual governo. Ele é apontado como o principal responsável pela deposição do ex-presidente Evo Morales em 2019.
Nesta última terça (3), dezenas de caminhões de carga pesada ficaram parados nas estradas em mais um dia de protestos na região. A capital regional está cercada pelo fechamento das estradas de ligação com o resto do país e o exterior, segundo testemunhas disseram à agência Reuters.
Os bloqueios são feitos com pneus, galhos e pedras, e deixaram filas intermináveis de veículos de carga em diversas estradas da vasta planície tropical.
“A população está revoltada com a prisão de um governador de direita e quer sua liberdade, mas estamos pagando e sofrendo com essa situação”, relatou o caminhoneiro brasileiro Luiz Hebert Godoy.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.