O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta sexta-feira (5) que está “descartando completamente” a possibilidade de ele sair da corrida eleitoral de 2024.
Biden afirmou que continuará na disputa, mesmo após um desempenho fraco no debate da CNN, o que gerou dúvidas sobre sua idade e capacidade para exercer o cargo.
“Totalmente descartada”, respondeu Biden na pista de Madison, Wisconsin, ao ser perguntado se considerava desistir da corrida. “Já o venci antes e fiz mais do que qualquer outro presidente”, disse Biden, referindo-se a Donald Trump, seu adversário.
Mais cedo, em discurso, ele afirmou: “Deixe-me dizer isso da forma mais clara possível: eu sou o presidente em exercício dos Estados Unidos, eu sou o candidato do Partido Democrata e eu vou continuar na disputa”.
Biden também revelou que conversou com 20 membros do Congresso, que o aconselharam a “continuar na corrida”.
Ao ser indagado sobre a matéria do The Washington Post, que indicava que o senador Mark Warner estaria trabalhando para que os democratas no Senado pedissem a Biden que se retirasse da corrida de 2024, o mandatário americano sugeriu que Warner era “o único a pensar nisso”.