Neste sábado (10), durante uma operação para interceptar um drone iraniano infiltrado no território israelense, um avião de caça F-16 das Forças Armadas de Israel foi derrubado.
De acordo com forças militares israelenses, o drone foi interceptado e o disparo ao caça foi realizado logo em seguida, por mísseis antiaéreos sírios. Os dois pilotos abandonaram o avião e foram levados para o hospital; um deles está em estado grave.
“Um piloto do Exército ficou gravemente ferido como resultado de uma evacuação de emergência de um avião. O piloto foi transferido para o hospital para receber tratamento médico. O incidente está sendo investigado”, informou um porta-voz militar.
Depois da queda do F-17, Israel atacou diversos alvos do Irã na Síria, cujo ditador, Bashar al-Assad, tem apoio dos iranianos na guerra civil do país.
“Doze alvos, entre eles três baterias de defesa aérea e quatro alvos iranianos que fazem parte do estabelecimento militar do Irã na Síria, foram atacados”, informou o Exército, através de um comunicado.
“O Exército vê os ataques iranianos e a resposta síria como uma grave e irregular violação da soberania israelense”, afirmou Israel.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reiterou sua preocupação com o aumento das forças pró-iranianas na Síria que lutam ao lado do ditador Bashar al-Assad e afirma que não permitirá que se posicionem perto da divisa.