O curador do antigo campo de concentração alemão Auschwitz-Birkenau, na Polônia, pediu aos visitantes que parem de se equilibrar nos trilhos para tirarem “uma boa foto” para suas redes sociais.
A razão para isso, é o crescente número de fotos de visitantes que estão circulando nas redes sociais, como o Instagram.
O curador pede respeito, pelos mais de um milhão de judeus que foram assassinados no campo e que foram levados para o campo pelos mesmos trilhos.
“Há lugares melhores para aprender como ficar em pé em uma trave de equilíbrio, do que o lugar que simboliza a deportação de centenas de milhares”, disse o curador.
“Se você vier ao Museu de Auschwitz, lembre-se de que você está onde mais de um milhão de pessoas foram mortas”, escreveu o curador, no Twitter do Memorial de Auschwitz.
Cerca de 1,1 milhão de pessoas morreram no campo de extermínio, e cerca de 90% delas eram judeus.
Auschwitz-Birkenau
O campo nazista foi libertado pelas forças soviéticas invasoras, em 27 de janeiro de 1945.
Em 1979, os governos da Polônia e da Alemanha declararam Auschwitz-Birkenau como Patrimônio da Humanidade; e ambos contribuem para a preservação do campo como memorial.
Em 2018, um número recorde de 2,2 milhões de visitantes estrangeiros visitou o antigo campo de concentração nazista.
Piotr Cywinski, diretor do Museu de Auschwitz, disse em uma entrevista ao jornal inglês Mirror, em 2018: “Uma porcentagem tão alta daqueles que escolhem aprender a história de Auschwitz em grupos guiados é de grande importância. É a forma educacional mais valiosa, que não apenas fornece conhecimento e compreensão mais aprofundados, mas também permite que os visitantes se envolvam em um diálogo e façam perguntas sobre aspectos selecionados dessa trágica história”.
A fotografia em Auschwitz-Birkenau não é proibida.
As fotos dos visitantes podem contribuir para que as vítimas do Nazismo sejam lembradas.
O curador do museu esclareceu nesta última quarta-feira:
“A fotografia no Museu de Auschwitz não será proibida. No entanto, pedimos aos visitantes que se comportem respeitosamente, também ao tirar fotos”.