A ministra da Justiça da Hungria, Judit Varga, disse que cada vez mais pessoas olham para o seu país como um exemplo a seguir. Segundo ela, as ideias húngaras sobre a construção da Europa estão ganhando força.
Falando antes de sua participação no European Forum Alpbach (EFA), em Alpbach, na Áustria -um fórum internacional que reúne jovens, acadêmicos, pensadores, cientistas, decisores políticos, empresários e atores da sociedade civil da Europa e de todo o mundo para construir uma Europa mais forte- a ministra afirmou nas redes sociais que, enquanto a mídia internacional e alguns políticos “gostam de retratar a Hungria como a ovelha negra” da Europa, o país foi um convidado regular do Fórum Europeu em Alpbach.
Varga disse que apesar da pressão de alguns para “excluir a Hungria” do evento, “a Hungria está viva e bem” e “não houve vestígios de exclusão no Fórum”.
“Muitos estão curiosos sobre a perspectiva e as soluções da Hungria”, declarou, acrescentando que “cada vez mais pessoas nos consideram um exemplo e aceitam nossos conselhos sobre como construir a Europa”.
A ministra participou de reuniões com a vice-presidente da Comissão Europeia, a croata Dubravka Šuica, e integrou um painel de discussão sobre os desafios que a Europa enfrenta, a convite de Karoline Edtstadler, ministra federal da Áustria para a União Europeia.
Outros tópicos do fórum incluíram imigração, meio ambiente, recuperação pós-Covid e a conferência em andamento sobre o ‘Futuro da Europa; .
“A Hungria continua comprometida com a Europa e a UE”, acrescentou Judit Varga.