O presidente da Argentina, Alberto Fernández, será recebido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima segunda-feira (26) no Palácio do Planalto, durante uma nova visita oficial do peronista ao Brasil.
Em busca de recursos financeiros, Fernández tem se aproximado cada vez mais do petista. Será o quinto encontro entre eles desde o fim das eleições de 2022. Desde janeiro deste ano, eles se encontraram em quatro ocasiões distintas.
Segundo a programação divulgada pelo Planalto, Lula e Fernández discutirão os principais temas da agenda bilateral entre os dois países. Posteriormente, o governo brasileiro oferecerá um almoço ao mandatário argentino no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A Argentina enfrenta uma séria crise econômica, com desvalorização do peso – sua moeda local -, perda de poder aquisitivo e alta taxa de inflação. Em março, a inflação no país vizinho atingiu 104% ao ano, impactando negativamente a população de baixa renda. A taxa de juros também se mantém nas alturas, a 97% ao ano.