Após o Japão sinalizar chances de um grande tsunami atingir o país, a começar pela costa oeste, depois de sucessivos terremotos de dimensão 7,5, três países também acionaram o alerta máximo e reforçaram a informação de que uma eventual catástrofe também pode atingi-los. São eles: Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Em solo japonês, de acordo com as autoridades, os sinais registrados pelos sistemas do país indicam que ondas acima de 5 metros podem atingir o Japão. Diante do sinal vermelho, os demais países também acionaram o radar de alerta.
Em relação à Rússia, A costa ocidental da ilha de Sakhalin e as regiões de Primorsk e Khabarovsk, situadas próximas ao Japão ao longo da costa do Pacífico russo, enfrentam a possibilidade de fortes ondas, conforme relatado pela agência de notícias estatal TASS, com base em informações oficiais do governo. Já a Coreia do Sul, por sua vez, ordenou a evacuação dos residentes da costa leste do país devido à expectativa de tsunami.
Quanto à Coreia do Norte, o jornal britânico The Guardian veiculou uma notifica oficial da rádio estatal norte-coreana, que comunica que ondas de ao menos 2,08 metros podem atingir regiões do litoral.