A aeronave da companhia aérea israelense El Al que voou hoje (31) para os Emirados Árabes Unidos está equipada com um sistema de proteção de aeronaves contra ameaças como mísseis antiaéreos, informou o Jerusalem Post.
O sistema de contramedidas direcionais infravermelhas chamado DIRCM (Directional Infrared Counter Measures) da Elbit Systems defende aeronaves detectando, rastreando e interrompendo ameaças de entrada, como mísseis antiaéreos buscadores de calor e mísseis superfície-ar portáteis MANPADs (Man-Portable Air-Defense system).
O DIRCM da Elbit System integra a mais recente tecnologia avançada de laser de fibra junto a uma câmera térmica de alta taxa de quadros por segundo (FPS) e um pequeno sistema de espelhos altamente dinâmico. As quatro câmeras podem detectar o lançamento de um míssil e apontar o feixe de laser para a cabeça de busca de calor do míssil para cegá-lo e desviá-lo da aeronave.
O sistema está instalado em aeronaves comerciais israelenses e nos heliportos C27J, C130J e AW101 da Força Aérea Italiana, além do KC-390 da Força Aérea Brasileira e da Frota Multinacional de Transporte de Tanques Multinacionais (MMF) da OTAN.
O sistema foi instalado no avião da El Al que voou para Abu Dhabi nos últimos dias. Embora as aeronaves comerciais tendam a voar em altitudes além do alcance da maioria dos sistemas de mísseis superfície-ar, elas são vulneráveis durante a decolagem e aterrissagem quando baixas o suficiente para serem atacadas por mísseis, incluindo mísseis superfície-ar portáteis, que lançados do ombro por terroristas perto de um aeroporto.
O ímpeto para o desenvolvimento de um sistema de defesa antimísseis para aeronaves comerciais veio depois que a Al-Qaeda tentou derrubar um avião de passageiros israelense em Mombasa, Quênia, em 2002, mas felizmente o míssil errou o alvo.