As autoridades brasileiras já se preparam para tomar uma medida enérgica e tornar ainda mais embaçada a visão do Brasil perante o mundo. Segundo informações do portal UOL, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está prestes a retirar o Twitter/X do ar.
A reportagem menciona que o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, acionou as principais operadoras de telefonia e as deixou de prontidão.
O órgão sinalizou uma ordem que deve partir do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A agência deve cumpri-la assim que recebê-la.
A medida radical acontece em meio a uma tensão entre o dono do X/Twitter, Elon Musk, e Alexandre de Moraes. Desde a manhã do sábado 6, como tem mostrado o Conexão Política, o bilionário tem apontado denúncias de uma série de tentativas de censura impostas pelo magistrado a usuários brasileiros na plataforma.
A exposição de Musk sucedeu o material do Twitter Files Brasil, documentos revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger, que apontam ‘violações gravíssimas’ que teriam sido praticadas pelo judiciário do Brasil.
Recentemente, Baigorri afirmou que a Anatel atuará “24 horas por dia irmanada com o TSE e outros agentes para garantir que as eleições ocorra de forma limpa e democrática”.
De acordo com ele, a “Anatel irá usar a plenitude do seu poder de polícia junto às empresas de telecomunicações para retirar do ar todos os sites e apps” que, conforme a decisão do próprio Tribunal Superior Eleitoral, sejam classificados como grupos políticos que atentam contra a democracia por meio da ‘desinformação’ e usando Inteligência Artificial.
Não foi informado, no entanto, quais seriam os critérios para definir o que é ou não desinformação.