O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, está programado para chegar ao Brasil na próxima segunda-feira (17) para uma visita oficial ao governo brasileiro, no entanto, ele também estará trazendo uma carga misteriosa de 5 toneladas classificada como “bagagem diplomática”.
O conteúdo da carga é desconhecido pelo governo brasileiro e já está a bordo da aeronave que será usada pelo ministro, com previsão de chegada em uma semana. Atualmente, o avião está estacionado na Argentina. Lavrov virá acompanhado por 18 agentes de segurança e inteligência russos.
A chegada de Lavrov ao Brasil aumenta a tensão no contexto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Autoridades dos Estados Unidos, Ucrânia e outras nações aliadas estão preocupadas com o conteúdo que será transportado.
Existe uma possibilidade preocupante de que a carga misteriosa de 5 toneladas que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, trará consigo para o Brasil, possa incluir armamentos ou materiais bélicos russos, equipamentos sensíveis ou dinheiro não declarado.
A viagem de Lavrov ao Brasil foi organizada em Moscou na semana passada, quando o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin. No entanto, a visita do ministro ao Brasil já estava programada desde março, quando ele se encontrou com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira.
Os parlamentares brasileiros ainda estão avaliando a possibilidade de solicitar informações ao Itamaraty sobre a visita do ministro, já que missões diplomáticas não estão sujeitas a controle dos órgãos de fiscalização.