A aprovação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na região da Baixada Santista já ultrapassa 70%. O reduto tem sido palco de operações policiais que, apesar de serem criticadas pela imprensa e esquerda, não influenciaram na popularidade do mandatário.
De acordo com o Paraná Pesquisas, a taxa de aprovação do direitista em Santos (SP) saltou quase 10 pontos percentuais, de 61,9% em dezembro de 2023 para 71,6% em março deste ano, justamente no período que coincide com o avanço da força-tarefa Verão, que já contabiliza quase 50 mortos.
O apoio massivo da população da região pode acabar influenciando em outros cargos políticos. A sondagem também perguntou se os entrevistados votariam em um candidato que possui o apoio do governador, sendo que 25,1% responderam “com certeza”, além de mais de 40% afirmando que “poderia votar”.
Esse contexto também deve influenciar na eleição municipal. Em um esforço para estabelecer laços com Tarcísio, o atual prefeito de Santos, Rogério Santos, ingressou no Republicanos, partido do governador. Ainda conforme o Paraná Pesquisas, ele aparece em segundo lugar na corrida eleitoral, atrás de Rosana Valle (PL), apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).