A escolha do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como substituto da ministra do Esporte, Ana Moser, enfrenta resistência por parte da principal liderança do Republicanos: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O mandatário se opõe à ideia de um membro da legenda fazer parte oficialmente do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma fala à CNN Brasil, Tarcísio afirmou que não concorda com indicações para ministério, referindo-se à possível inclusão de Costa Filho no governo.
A cúpula do partido tem reiterado que não fará parte da base do Executivo. Na segunda-feira (10), o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), rejeitou novamente a ideia de se juntar oficialmente à gestão petista de Lula.
A possível entrada de Costa Filho no governo ganhou força devido ao apoio do Republicanos à reforma tributária e à necessidade do governo de aprimorar a articulação política. Nesse sentido, o líder do Partido Progressista (PP), o deputado André Fufuca (PP-MA), é cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, atualmente sob o comando de Wellington Dias (PT-PI).