O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou neste último domingo (19) estado de calamidade pública em seis cidades do litoral paulista. A região tem sido atingida por fortes chuvas neste fim de semana.
Aos menos 36 mortos já foram registrados e há centenas de desalojados e desabrigados, conforme informações de prefeituras locais e da Defesa Civil de São Paulo.
O decreto de calamidade pública diz respeito a cidades como Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, que foram mais impactadas.
Com essa medida de Tarcísio, que terá duração de 180 dias, haverá a facilitação de ações emergenciais nos seis municípios que estão entre os mais atingidos pelos temporais no estado.
Em diversas cidades o abastecimento de água – que já costuma faltar em época de alta temporada – foi interrompido devido ao deslocamento de lama, pedras e outros objetos que obstruíram as estações de tratamento.
De acordo com o governo paulista, caminhões-pipa atuam nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba. Também há relatos de falta de luz e sinal de celular.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.