O fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios, Postalis, terá como seu novo presidente o sindicalista Camilo Fernandes dos Santos, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Camilo é ligado ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sua confirmação no cargo será efetivada ainda nesta segunda-feira (17), após o término da reunião do Conselho Deliberativo da estatal.
Trata-se do segundo sindicalista a assumir um fundo de pensão neste terceiro mandato de Lula. Em fevereiro, o governo federal nomeou João Luiz Fukunaga, também do sindicato bancário paulista, para ser chefe da Previ, do Banco do Brasil.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo é um reduto histórico de dirigentes do PT, como os ex-ministros Luiz Gushiken, Ricardo Berzoini e o ex-tesoureiro João Vaccari Neto, entre outros envolvidos em investigações criminais e escândalos de corrupção, além de Sergio Rosa, ex-presidente da Previ.
“O Postalis aguarda a deliberação de seu Conselho Deliberativo, na reunião de hoje à tarde, para divulgar os detalhes sobre o processo seletivo para o novo presidente”, disse o fundo, mais cedo, em nota encaminhada ao jornal O Estado de S. Paulo.