O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, rebateu a ação de um grupo de artistas que enviou uma carta aberta ao presidente dos Estados Unidos ao manifestar repúdio ao governo brasileiro.
No texto, a classe artística pede que o democrata não assine ‘nenhum’ acordo climático com o Brasil antes de uma redução significativa no desmatamento do país.
Ao longo deste mês, conforme vem registrado o Conexão Política, autoridades brasileiras têm buscado formas de garantir uma aproximação maior com os EUA, visando garantir diálogos que coloquem um ponto final nas divergências políticas entre eles.
O presidente Jair Bolsonaro, inclusive, já se comprometeu em adotar políticas que eliminem o desmatamento ilegal até 2030.
Apesar disso, artistas do Brasil e do exterior não estão satisfeitos e, além de críticas proferidas publicamente, agora buscam meios de interferir nos diálogos operados entre o governo brasileiro e a gestão de Joe Biden, ambos de acordo em firmar estratégias para combater o desmatamento na Amazônia.
Em resposta, por meio do Twitter, Salles disse que o movimento da classe artística em questão é ‘pura política’ e que as nomes que subscreveram o documento “querem melar qualquer acordo sobre a Amazônia”.