O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), atingiu uma aprovação de 79,7% em março, conforme pesquisa do Instituto Radar Inteligência divulgada na sexta-feira (15). Trata-se de um recorde na popularidade do mandatário desde junho de 2023, quando o índice chegou a 75,6%.
A mesma sondagem também aponta que a avaliação negativa de Ratinho Júnior está em queda e alcançou o menor nível já observado pelo instituto. De acordo com os dados do levantamento, apenas 14,4% dos entrevistados afirmaram desaprovar a atuação do governador frente ao Executivo paranaense.
Embora as eleições de 2026 ainda estejam longe, o atual governador do Paraná é tido como um dos potenciais candidatos à Presidência da República. Como está em seu segundo mandato, não poderá se reeleger para permanecer à frente do Palácio Iguaçu. Uma outra opção seria concorrer ao Senado Federal.
Além de Ratinho, outros três governadores de Estado também estão sendo cotados para herdar o eleitorado do centro à direita, considerando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dois desses mandatários também estão em segundo mandato, como é o caso de Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (UB), de Goiás. Já Tarcísio de Freitas (Republicanos) ainda pode tentar renovar o seu mandato à frente do governo de São Paulo caso não seja lançado na corrida ao Palácio do Planalto.