A emblemática Praça dos Três Poderes, símbolo postal de Brasília, está prestes a passar por uma restauração completa, com financiamento tanto da União quanto do Governo do Distrito Federal (GDF).
A parcela do governo federal será iniciada nesta segunda-feira (22), com o lançamento do edital para contratar a empresa responsável por elaborar o projeto detalhado da reforma. Esta fase está integrada ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.
Somente após essa etapa, o governo local poderá começar as obras, que serão gerenciadas por eles mesmos. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, irão anunciar o edital em entrevista coletiva, juntamente com os respectivos orçamentos.
A restauração planejada pelo governo federal abrangerá melhorias em acessibilidade, iluminação, recuperação dos monumentos, pavimentação e sistema de drenagem, além da instalação de câmeras de segurança.