Ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, Nelson Barbosa se comparou nesta segunda-feira (21) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao falar sobre medidas econômicas que serão prioridade no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele faz parte da equipe de transição do petista. “Hoje eu sou o posto Ipiranga”, brincou.
Segundo ele, a equipe fará sugestões sobre projetos já apresentados ao Congresso. A ideia do petista é enviar ao Parlamento propostas de reformas fiscal e tributária. “O que estamos discutindo é isso. Vamos pegar as propostas que já foram apresentadas, que cada um de nós já fez no passado, e vamos tentar fazer uma proposta de consenso para o governo”, declarou.
Ainda de acordo com o ex-ministro, existe um vácuo no relatório de orçamento mais recente e no texto que foi enviado pelo atual governo em agosto que indica um “espaço” de até R$ 136 bilhões para elevar despesas no próximo ano sem interferir na proporção gasto/PIB. Na visão dele, essa manobra não seria uma expansão fiscal, e sim uma “recomposição”.
“Significa que, caso você adicionar até R$ 136 bilhões em gastos no orçamento do ano que vem, em termos do tamanho da economia, não será expansão fiscal. O gasto será igual ao efetivamente feito no último ano do governo Bolsonaro”, declarou Nelson Barbosa a repórteres.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.