O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta terça-feira (24) que “não há duvida de que o mundo passa por uma mudança climática”.
Segundo o general, “há um esforço que tem que ser feito por todos nós no sentido de impedir um aumento excessivo da temperatura”.
A declaração foi proferida durante entrevista coletiva ao final da 6ª Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal.
O mandatário foi questionado sobre o discurso que o governo brasileiro levará para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), em novembro, no Reino Unido.
“A gente sabe que de 100% de emissões de gás de efeito estufa, 23% são oriundas do desmatamento e do uso da terra, ou seja, agricultura, pecuária. E os outros 77% são das emissões oriundas de combustíveis fósseis, que é onde os países industrializados são os grandes responsáveis. Nós, Brasil, temos que lidar com a nossa parte, nisso aí”, declarou o vice presidente.
“Então, nós temos os nossos compromissos, que são a redução de 37% das nossas emissões em relação ao ano de 2005 até 2025 e em 43% até 2030 e eliminar o desmatamento ilegal até o final desta década”, completou Mourão.