O ministro da Educação, Victor Godoy, negou nesta quinta-feira (6) que o governo federal esteja promovendo um corte no orçamento das universidades federais. Segundo ele, trata-se de fake news.
“Não existe um único corte nas universidades. O bloqueio que foi feito no orçamento do Ministério da Educação, que é um bloqueio que, hoje, foi reduzido de R$ 2 bilhões para R$ 1,3 bilhões, não afeta em um centavo as universidades e institutos federais”, declarou.
Ainda conforme Godoy, o contingenciamento foi “absorvido pelo Ministério da Educação”. Ele explicou que o ato é uma limitação na movimentação financeira até o mês de dezembro deste ano e nada mais.
“Lamento ver algumas instituições que têm utilizado isso de maneira política”, argumentou o ministro, dizendo que o bloqueio não significa retirada definitiva do recurso previsto. “Não há corte, não há bloqueio, não há [risco de] paralisação [das atividades].”
“Ou seja, o valor do orçamento das universidades é exatamente o mesmo. O que há é que você não pode empenhar tudo agora em outubro, em novembro. Você vai distribuir esses empenhos ao longo de outubro, novembro e dezembro. Foi isso que foi feito. Não existe corte ou redução”, garantiu.