O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já fala abertamente que a opinião de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terá peso na sua escolha para a próxima vaga que será aberta na Corte.
Conforme noticiado por este jornal digital, o petista indicará dois nomes ao Supremo em 2023, com as aposentadorias de Ricardo Lewandowksi e Rosa Weber, em maio e outubro, respectivamente.
De acordo com o chefe do Executivo federal, dois ministros influenciarão diretamente a decisão dele na hora de escolher o indicado: o próprio Lewandowski e, ainda, o decano Gilmar Mendes.
As informações são da jornalista Bela Megale, que apurou junto a fontes do Palácio do Planalto que outros três ministros também serão consultados: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber.
No caso de Gilmar Mendes, o magistrado já foi classificado como o pior desafeto dos petistas no STF. No entanto, a atuação dele nos últimos anos, especialmente após a decretação da parcialidade de Sergio Moro, ajudou a selar a reaproximação com Lula.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.