O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (12) que pretende pedir uma autorização ao Tribunal de Contas da União (TCU) para reformar o Palácio da Alvorada sem licitação.
“Estou cansado de ficar no hotel, porque não é um local adequado para governar o país. Parece até uma coisa irônica, mas nunca antes na história desse país um presidente da República não teve onde morar”, disse ele.
O mandatário também afirmou que pretende promover melhorias na Granja do Torto, que é a casa de verão do chefe do Executivo. O local era ocupado até dezembro de 2022 pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Eu não sei quanto tempo vai demorar [a reforma do Alvorada] ainda, por que vai depender de fazer um acerto com o TCU para saber se é possível comprar as coisas em caráter emergencial sem passar por um processo de esperar 90 dias para uma licitação para comprar uma cama, comprar um colchão. Senão, eu vou ficar no hotel mais tempo do que o necessário”, declarou.
As falas foram proferidas pelo petista durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Desde o início da transição de governo, o presidente está hospedado em um hotel na capital federal.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.