O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou Gilson Machado (PL) da presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
No lugar dele, o chefe do Executivo petista nomeou o deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ). O mandato será de quatro anos de duração.
A indicação de Freixo para Embratur já havia sido antecipada pelo Conexão Política em dezembro. Nesta sexta (13), o ato foi oficializado em publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Gilson Machado chegou a ser ministro do Turismo na gestão de Jair Bolsonaro (PL), ficando conhecido ao tocar sanfona em algumas lives do ex-presidente da República.
Machado concorreu ao Senado por Pernambuco nas eleições de outubro, mas perdeu a cadeira para Teresa Leitão (PT-PE).
Freixo irá perder o mandato de deputado federal em 1º de fevereiro. No ano passado, foi candidato ao governo do Rio de Janeiro, mas saiu derrotado ainda no primeiro turno.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.