O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (2) que as empresas brasileiras e os bancos precisam ter como prioridade o desenvolvimento coletivo do país, e só depois os seus acionistas.
“É importante dizer que as empresas brasileiras e os bancos têm de pensar primeiro nesse país para depois pensar nos seus lucros e nos seus acionistas. Vai ser assim daqui para frente, para a gente mudar a história desse país”, declarou o petista durante a cerimônia de relançamento do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil.
No contexto de sua fala, o mandatário criticava o lucro da Petrobras de R$ 188,3 bilhões em 2022, alta de 77% ante o ano anterior. De acordo com ele, a companhia agiu para “agraciar” acionistas minoritários.
“A Petrobras entregou dividendos de mais de R$ 215 bilhões quando ela deveria ter investido metade disso no crescimento econômico desse país, na indústria brasileira, na indústria naval, na indústria de óleo e gás”, esbravejou.
“No nosso tempo, a Petrobras era uma empresa de desenvolvimento desse país, agora é uma empresa exportadora de óleo cru. Não foi para isso que descobrimos o pré-sal”, finalizou Lula.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.