Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite deste domingo (27) em Brasília para buscar avançar as negociações envolvendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o Bolsa Família fora do teto de gastos. Para isso, o petista terá que costurar acordos com o Congresso e definir sua equipe de ministros.
Ao lado de Fernando Haddad (PT), que é o nome mais cotado para assumir o Ministério da Fazenda, Lula tentará diminuir os impactos negativos em torno do seu aliado. Mesmo com a rejeição do mercado e da falta de perfil técnico de Haddad, é ele quem a cúpula lulopetista quer à frente da pasta.
Com isso, Luiz Inácio deve passar a semana na capital federal e despachar, de agora em diante, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição.
Segundo apurações do Conexão Política, Fernando Haddad pode ser confirmado ainda esta semana.
No radar político, há pressa em aprovar a PEC do Estouro no Congresso. No entanto, há uma série de dificuldades encontradas no trajeto. A apresentação do texto já foi adiada mais de uma vez devido à falta de apoio e de acordo entre líderes na Câmara e no Senado. As discordâncias centrais giram em torno do prazo de vigência e o valor que deve ficar fora do teto.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.