O futuro ministro da Casa Civil e governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse neste sábado (17) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios.
Atualmente, no governo de Jair Bolsonaro (PL), existem 23 ministérios ativos. A alteração representa um aumento de cerca de 60% na atual configuração da Esplanada.
De acordo com Rui Costa, a ideia é manter uma estrutura “muito parecida” com a do segundo governo Lula, que durou de 2007 a 2010. Segundo ele, a orientação do presidente eleito é ampliar os ministérios, mas “sem criar cargos novos”.
A gestão petista deve criar novas pastas que hoje não existem ou têm status de secretaria, são elas: Esportes, Portos, Transportes, Pesca, Cidades, Povos Originários e Gestão, entre outras.
A lista completa, ainda conforme Costa, deve ser divulgada nos próximos dias à imprensa e ao público geral.
* Texto atualizado às 23h51 de 17/12/2022 para correção de informação. Versão anterior desta matéria dizia que o aumento de ministérios sob Lula seria de 40%. O índice correto é 60%.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.