O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) monta uma superestrutura de segurança para proteger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares.
O esquema protetivo conta com alambrados disciplinadores de segurança, além de uma empresa especializada para fornecer barricadas de contenção de público e tapumes metálicos para fechamento de áreas de segurança, que mede mais de dois metros de altura.
Por meio da licitação, o GSI alega que a medida visa afastar pessoas não autorizadas de se aproximarem de autoridades, preservando assim a integridade física dos integrantes do Executivo e dos que se encontram nas residências oficiais.
O orçamento da locação de tapumes, barricadas e alambrados já gira em torno de 986 mil reais no período de doze meses.
“Considerando os atuais acontecimentos na política do país e a intensificação da polarização de posicionamento partidário e a previsão de ocorrência de manifestações na área central de Brasília, o isolamento da área do Palácio do Planalto por meio da utilização de grades de proteção promove uma barreira física que facilita o controle de acesso às estruturas físicas da Presidência da República, evitando assim a aproximação de manifestantes, além de promover um isolamento adequado e eficiente”, diz o órgão.