O Congresso Nacional aprovou uma série de propostas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para realocar recursos entre os ministérios. O objetivo é fortalecer as emendas parlamentares e ganhar cada vez mais apoio do Centrão no Legislativo.
A relocação de recursos é uma maneira que o governo Lula tem para alavancar a aprovação de propostas de interesse do Executivo no Congresso Nacional. Como parte deste movimento, o mandatário nomeou recentemente os ministros André Fufuca (Progressistas-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para Esporte e Portos e Aeroportos, respectivamente.
A maior parte dos recursos, cerca de R$ 425 milhões, será destinada para a Codevasf. Além do dinheiro destinado pelo governo federal, a companhia concentra emendas parlamentares individuais, recursos destinados pelos deputados e senadores sem critério técnico, apenas político.
Outro texto da gestão Lula que recebeu aval do Congresso foi o PLN nº 19/2023, que tem como objetivo o remanejo de R$ 483 milhões em recursos para a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).