O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou neste domingo (3) que irá formalizar um acordo no valor de US$ 300 milhões (aproximadamente R$ 1,5 bilhão) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para impulsionar a “economia verde” no estado.
“Estamos recuperando 5,7 milhões de hectares com a iniciativa privada e também em áreas públicas. Vamos estabelecer com que 100% da cadeia da pecuária [no Pará], todos os animais, sejam chipados, recebendo um brinco para que nós possamos conhecer se aquele animal é de uma propriedade que tem boas práticas”, declarou o mandatário.
O objetivo, segundo ele, é incentivar a criação de empregos relacionados à preservação da Floresta Amazônica. Além disso, Barbalho revelou a assinatura de um tratado entre os governos do Pará e dos Emirados Árabes Unidos, com o propósito de obter apoio para sediar a 30ª edição da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP30) em Belém, prevista para 2025.
“Temos muitas coisas para fazer, temos um dever de casa enorme: melhorar Belém, a mobilidade urbana, o tratamento de lixo, a qualidade no esgoto e o abastecimento de água. Todos os problemas e desafios de uma cidade do Brasil. […] A COP30 será um grande chamamento para que cuidem da floresta e cuidem dos povos da floresta”, acrescentou o governador.