O estado de São Paulo está se preparando para decretar estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual da Saúde após recomendação dos membros do Centro de Operações de Emergência (COE), que inclui sete secretarias estaduais, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e o Exército Brasileiro.
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (5) pela secretária-executiva da Saúde de São Paulo, Priscilla Perdicaris, foi explicado que o aumento significativo de casos da doença motivou essa medida. O estado alcançou uma incidência de 311 casos confirmados de dengue para cada 100 mil habitantes, um nível que é considerado uma emergência sanitária de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com os dados apresentados pelo painel de monitoramento da doença da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o estado registrou mais de 138 mil casos confirmados e 31 mortes relacionadas à dengue até segunda-feira (4). Além disso, desde o início do ano, outras 122 mortes estão sob investigação e 169 casos de dengue são classificados como graves. Somente no último mês, foram registrados mais de 74 mil casos confirmados e seis óbitos.