Um dos possíveis candidatos para ocupar a cadeira da ministra Rosa Weber na Suprema Corte, o advogado-geral da União, Jorge Messias, está intensificando seus esforços para conquistar o cargo.
Nesta sexta-feira (15), ele desembarcará em São Paulo (SP) para participar de um evento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde será homenageado por ministros e líderes históricos do Partido dos Trabalhadores (PT).
Embora Messias conte com o apoio público de líderes do PT e de movimentos sociais que almejam a presença de um ministro com inclinações progressistas no STF, seus aliados reconhecem que nos últimos dias o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), tem ganhado força.
Essa possibilidade de Dino assumir a cadeira no Supremo já desencadeou uma disputa nos bastidores pela vaga no Ministério da Justiça. O PT já anunciou sua intenção de reivindicar a indicação, mas o PSB, partido de Dino, deixou claro que não abrirá mão da pasta.
Se Flávio Dino for de fato indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Rosa Weber, os membros do PSB e o próprio ministro já têm um nome em mente para Justiça: o jurista Augusto Arruda Botelho, atual secretário nacional de Justiça.