O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou que pedirá a extradição de seu antecessor no cargo, Anderson Torres, se o ex-ministro não retornar ao Brasil até segunda-feira (16).
Torres era secretário de Segurança no Distrito Federal durante os atos de vandalismo em 8 de janeiro e teve sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O chefe da pasta informou que vai esperar a apresentação de Anderson Torres à Polícia Federal (PF) até o início da semana. Caso isso não ocorra, o governo federal dará início ao pedido de extradição.
“Vamos aguardar até a segunda que a apresentação [de Torres à PF] ocorra. Caso não se confirme, por intermédio dos mecanismos internacionais, vamos deflagrar na próxima semana os procedimentos voltados à extradição, uma vez que há ordem de prisão”, disse Flávio Dino.
Logo após a decisão de Alexandre de Moraes ordenando sua prisão, o ex-ministro disse, pelas redes sociais, que se apresentaria. Ele está nos Estados Unidos, onde passa as férias com a família. Existe a expectativa de que ele chegue ao Brasil até sábado (14).
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.