O ministro das Comunicações, Fábio Faria, garantiu que o critério para renovação da concessão da Rede Globo será “100% técnico” e que “será feito na forma da lei”.
Em entrevista ao site Poder360, o ministro disse que a autorização, com vencimento datado em outubro, ainda não tem nenhuma solicitação feita pelos representantes do grupo Marinho. A emissora pode manifestar o pedido até o último dia, se preciso.
“Quando ele for dado entrada, ele vai ter um critério 100% técnico, não vai ter um critério político e o presidente já falou sobre esse tema várias vezes”, disse o ministro ao site. Apesar disso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) já ecoou algumas vezes que poderia cassar a concessão da Globo, sustentando que o canal não se enquadra nos moldes para obter o direito de renovação.
Em fevereiro, por exemplo, o mandatário frisou que a emissora teria “dificuldades” no processo. Mesmo assim, o peso final fica com o Congresso Nacional. Ainda que o presidente dê uma resposta negativa, a palavra definitiva fica por parte dos congressistas.