O recém-eleito presidente do PSDB, Marconi Perillo, anunciou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o pré-candidato do partido à Presidência da República em 2026.
“Eduardo Leite conseguiu galvanizar a convergência de todas as lideranças tucanas, independentemente se a gente tem atrito aqui ou acolá, do ponto de vista da candidatura presidencial, o Eduardo hoje é a convergência de todos nós”, declarou Perillo.
Embora as eleições presidenciais estejam previstas apenas para 2026, as movimentações políticas já se iniciaram.
Em 2021, Leite perdeu as prévias do PSDB para a Presidência para João Doria. Após controvérsias, Leite candidatou-se ao governo gaúcho, Doria desistiu da candidatura ao Palácio do Planalto, e o PSDB apoiou Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na eleição.
Perillo reconhece o erro de não ter lançado um candidato à Presidência no ano passado e destaca que, daqui a três anos, o partido terá uma candidatura própria. “Erramos por não termos lançado candidato à Presidência da República no ano passado. Foi um erro grosseiro. Eu me coloquei à época contra essa ideia de apoiar outras candidaturas, [mas] fui voto vencido”, afirmou.