O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou nesta sexta-feira (31) uma Medida Provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhões para ajudar regiões afetadas pelas fortes chuvas, especialmente Bahia e Minas Gerais.
A MP foi assinada enquanto o mandatário cumpre dias de folga no litoral de Santa Catarina.
Na terça-feira, 28, os ministros Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Marcelo Queiroga (Saúde) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) estiveram no sul da Bahia, onde encontraram João Roma (Cidadania) e sobrevoaram a região, afetada pelas fortes chuvas.
Conforme vem registando o Conexão Política, o volume de chuvas está elevado desde o início de dezembro em diversas cidades do país. Por consequência, tem provocado danos como quedas de barreiras e árvores, erosões que afetam as pistas e danos em cabeceiras de pontes, como as sobre os rios Buranhém e Jucuruçu do Norte (BA).
Em algumas localidades, as águas passaram sobre as rodovias, deixando lama e danos nas superfícies que impedem o tráfego ou restringem a veículos leves.
Até o momento, As chuvas na região sul da Bahia deixaram 25 mortos, 517 feridos e 91 mil desabrigados ou desalojados.
132 municípios já declararam situação de emergência.
O presidente Bolsonaro, por sua vez, afirma que tem acompanhado a crise de longe e ressalta o envio de equipe ministerial à região.