O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos, afirmou nesta última quinta-feira (9) estar “maravilhado” após o encontro com seu homólogo Joe Biden.
Foi a primeira reunião entre os líderes das duas maiores democracias do Ocidente. A conversa bilateral aconteceu em Los Angeles, no estado da Califórnia.
“Foi [um encontro] excepcional, estou muito feliz. Posso dizer que estou maravilhado com ele. Não estou errando em falar dessa maneira. Ficamos quase meia hora conversando reservadamente”, afirmou o mandatário brasileiro à CNN Brasil.
Para o chefe do Executivo federal, o bate-papo foi “melhor do que esperava” e envolveu temáticas como Amazônia, guerra na Ucrânia, combate ao crime organizado e outros assuntos não revelados.
“Naquela [coletiva] aberta a vocês [imprensa], colocamos os pontos básicos e depois fomos para a [reunião] reservada, confidencial, segredo de Estado. […] Há um interesse sim dos EUA muito grande no Brasil, e a recíproca é verdadeira. E se a gente conseguir realmente consolidar, ampliar esse eixo Norte-Sul, será bom para todo mundo”, acrescentou.
Bolsonaro disse ainda que Biden “concorda com a posição do governo brasileiro” sobre a situação da Amazônia e o papel importante do país no cenário mundial de preservação ambiental. “Comungamos da mesma percepção”, comentou.